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Processos

Esse formulário serve para controlar todos os processos do cartório (Menu > cartório > Processos).

Ao abrir, conforme imagem, é possível pesquisar, criar um novo, abrir e excluir um processo.

Processos_Novo_Abrir

Obs: As opções abrir e excluir só são habilitadas quando for feita alguma pesquisa.

Ao clicar em novo, irá aparecer a imagem a seguir:

ProNovo

Todas as palavras seguidas de asterisco (*) são campos de preenchimento obrigatório.

a. Código: Numeração gerada automaticamente pelo sistema, não é possível alterá-lo.

b. Situação: É a situação em que se encontra o processo.

c. Fun.resp.: Será exibido o nome do funcionário conectado no sistema que está realizando o processo. Caso venha em branco, é porque essa ação não foi ativada nas configurações e o responsável deverá ser selecionado de forma manual.

d. Ato: Selecione o ato. É possível realizar uma busca ou digitar no campo.

e. Qtde. itens: Deve ser informado a quantidade de itens que contém no processo, com objetivo de acompanhar melhor o desempenho dos funcionários. Ex.: Inventário com dois imóveis e um veículo = 3 itens.

f. Identificador: Espécie de protocolo do processo, utilizado para controle do cartório. Ex.: Número de pasta, número de atendimento, entre outros.

Na segunda parte da tela, vemos as abas organizadas na sequência lógica do processo:

Partes:

Clique em Inserir para adicionar uma parte ao processo, você pode digitar no campo ou utilizar o binóculo para pesquisar a pessoa desejada. Após Selecionar, será direcionado novamente para a tela de Processos. Se for inserida alguma linha erroneamente, basta seleciona-la e clicar em remover. Caso queira apagar todas as linhas inseridas basta apertar o botão: ![remove todas as linhas](../static/screens/processos/remove todas as linhas.PNG).

Andamento:

É responsável por todo o registro de andamento do processo. Para inserir ou remover qualquer linha de andamento, é só usar os botões mostrados acima (Inserir linha e Remover linha).

a. Dt. início: Data e hora automáticas, serão preenchidas no momento em que a situação do processo for Iniciado , mas poderão ser alteradas caso necessário.

b. Dt. término: Data e hora automáticas, serão preenchidas no momento em que a situação do processo for Concluído.

c. Dt. lançamento: Data e hora automáticas do lançamento da movimentação do processo, podem ser alteradas caso necessário.

d. Funcionário atendente: Será exibido o nome do funcionário conectado no sistema que está realizando a movimentação.

e. Movimentação: Deve-se inserir todas as movimentações que ocorrem ao longo do processo. É possível realizar o cadastro de uma movimentação que ainda não está cadastrada no sistema, basta apertar a tecla f6 do teclado ou ir no Menu > Cartório > Movimentações.

movimentações

Para realizar o cadastro de uma nova movimentação, clique em novo e cadastre a movimentação conforme achar necessário.

MovimentaçãoCadastro

f. Valor recebido: Informe o valor recebido. Por padrão, esse campo fica desabilitado, para preenchê-lo, clique no cadeado que fica na barra inferior da tela, similar a essecadeado.

g. Valor utilizado: Preencha com o valor utilizado. Por padrão, esse campo fica desabilitado, para preenchê-lo, aperte o cadeado que fica na barra inferior da tela, similar a essecadeado.

h. Dt. limite/prazo: Caso tenha prazos, insira a data limite para conclusão da movimentação.

i. Dt. conclusão: Insira a data de conclusão da movimentação.

j. Observações: Campo livre para digitar complemento de informações.

Após realizar cada movimentação, o sistema irá calcular automaticamente no campo inferior direito o valor total recebido, o total utilizado e o saldo do processo. Lembrando que esses valores vêm dos valores preenchidos anteriormente, conforme explicado nos itens f. e g.

valores

Cotação:

Aba para registrar as informações sobre a cotação vinculada ao processo. Pode-se importar uma cotação realizada no Menu > cartório > cotações ou preencher os dados manualmente no campo livre, conforme imagem.

5

Observações:

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a. Observações (Internas): Campo livre para colocar observações internas sobre o processo.

b. Observações (Externas): Campo livre para colocar observações externas, ou seja, informações que aparecem no site (caso o cartório tenha o site desenvolvido pela Acsiv) para o cliente.

c. Senha: Esta senha é para o cliente verificar o andamento do processo dele, caso o cartório tenha o site.

d. Atualizar webserver: Caso o cartório tenha o site, esse checkbox checkbox deve ser marcado para atualizar as informações no site.

Checklist:

Funciona como uma espécie de verificador para garantir que todas as etapas do processo foram concluídas, ajudando a manter a qualidade dos serviços prestados. De acordo com o observado na primeira imagem, essa aba está desabilitada e só será habilitada depois que o processo for salvo pela primeira vez.

Após salvar, bastar abrir novamente que a aba estará habilitada, se o seu ato não estiver configurado com checklist, sua tela aparecerá da seguinte forma:

Checkcadastro

Você poderá inserir linha e pesquisar o checklist desejado ou poderá realizar um novo.

Se o seu ato já estiver cadastrado, o checklist será exibido automaticamente, da seguinte forma:

ckecklistDesmarcado

Ao verificar, o sistema automaticamente preenche a data de realização, conforme imagem:

ckecklist

É possível realizar o cadastro de um novo checklist pelo Menu Cartório > Checklist ou clicar no botão

Inserir .

É possível realizar o cadastro de um novo Checklist ou pesquisar um existente no sistema.

GED:

Sigla para gestão eletrônica de documentos, aqui é possível armazenar imagens através de um scanner, câmera ou procurar no computador.

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InserirUmaNovaLinha Insere uma nova linha.

Remove a linha selecionada Remove a linha seleciona.

remove todas as linhas Remove todas as linhas.

Digitaliza Digitaliza a imagem para dentro do sistema.

Tira uma foto Captura a imagem através da câmera.

abre uma janela Abre uma janela para localizar a imagem dentro do computador.

insere uma imagem copiada Cola uma imagem da área de transferência.

zoom Visualiza o arquivo em zoom.

tira Cancela o arquivamento da imagem.

8_1

É possível inserir quantas linhas forem necessárias para adicionar imagens ou documentos, lembrando que será preciso inserir uma linha para cada documento.

8_2

No canto superior do processo, do lado direito, existem alguns itens para facilitar a sua gestão.

grafico Exibe as estatísticas de distribuição.

impressora Gera o recibo do processo com os valores inseridos na tela de movimentação. É possível visualizá-lo, imprimi-lo, enviá-lo e salvá-lo como PDF.

livro Emite o extrato do processo.

codigo Abre o formulário para gerar o boleto.

O processo também pode ser aberto diretamente de um documento (Menu > Notas > Documentos)

Antes de iniciar, teremos como base que a seção \documentos já foi lida.

Ao clicar em novo na tela de documentos, o sistema apresentará a seguinte mensagem:

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Ao selecionar a opção novoProcesso , é possível criar um documento com o processo vinculado.

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Ao salvar, o sistema vai exibir uma tela com a seguinte pergunta:

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basta selecionar o andamento que foi realizado no processo.

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Na tela de documentos, o botão do processo vai apresentar um alerta, informando que aquela escritura/procuração tem um processo vinculado.

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Clicando no botão BotãoProcesso é possível verificar algumas situações do processo, vamos detalhar em seguida.

OpçõesProcessos

a. Abrir processo: Você será direcionado para a tela de processo que acabamos de ensinar (Menu > Cartório > Processos).

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b. Alterar situação: É possível alterar a situação do processo.

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c. Inserir andamento: É possível inserir o andamento do processo.

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21_

21__

d. Verificar checklist: É possível verificar o checklist vinculado no ato em que o processo está sendo realizado.

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e. Desvincular processo: É possível desvincular o processo da escritura/procuração.

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Ao selecionar a opção, SimProcesso é possível inserir um processo existente que já foi realizado no Menu > Cartório > Processos.

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Basta selecionar o processo que deseja utilizar nesta escritura/procuração, ele será importado com as partes que foram inseridas no processo.

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Ao selecionar o botão, NãoProcesso nenhum processo será criado ou vinculado à escritura/procuração.