Problemas de conexão com POSTGRESQL
Após definir as configurações de acesso ao sistema, caso a mensagem abaixo seja apresentada, as seguintes situações devem ser verificadas:
- Tentar redefinir o conector seguindo os passos do item 2 do capítulo Botões Especiais;
- Ajustar o arquivo de configurações pg_hba.conf. Para isso, acesse a pasta C:\Arquivo de programas\PostgreSQL\VERSÃO\Data (ou a pasta configurada na instalação) e abra o arquivo no bloco de notas. Localize o texto # IPv4 local connections e acrescente a linha com o novo IP. Essa modificação irá permitir que qualquer faixa de IP consiga acessar o banco de dados. Para mais informações sobre permissões de acesso ao banco de dados, consulte o manual do PostgreSQL.
O resultado poderá ser o seguinte (veja a tabela de IPs no início deste manual):
# IPv4 local connections: | ||
---|---|---|
host all all | 127.0.0.1/32 | md5 |
host all all | 192.168.1.0/24 | md5 |
c. Em alguns casos o Firewall pode bloquear a porta de conexão com SGBD. Acesse: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Firewall do Windows\Configurações avançadas e clique em Regras de Entrada com o botão inverso do mouse e em Nova Regra.
- Marque Porta e clique em Avançar;
- Marque TCP, Portas locais específicas, digite 5432 (porta padrão) e clique em Avançar;
- Marque Permitir a conexão e clique em Avançar;
- Clique em Avançar novamente, digite PostgreSQL e clique em Concluir.
- Para finalizar, reinicie o computador para que as configurações sejam efetivadas.