Controles especiais

Além dos controles apresentados, o sistema conta com alguns controles especiais que serão comumente encontrados ao iniciar seu uso e serão apresentados a seguir.

1. Campos obrigatórios#

Os campos que após sua legenda tiverem um asterisco * são de preenchimento obrigatório e ao tentar salvar os dados sem informá-los, uma mensagem de advertência será exibida, impedindo a continuação do processo.

2. Campo desativado#

Em alguns formulários encontraremos o campo Desativado, que selecionado impede que aquele registro não apareça como opção de uso em outros cadastros. Porém, os registros que o já o usaram, continuarão vinculados a ele.

Tal método existe para algumas situações em que o cadastro não pode ser excluído, mas não deve aparecer como resultado padrão de pesquisas.

DICA

Desativar usuários do sistema que já se desligaram da instituição, mas que precisam manter o histórico de todas as operações realizadas.

Desativar usuários

3. Busca de CEP#

Os campos de CEP são amarelos e ao digitar um código válido, o será exibida a mensagem “Deseja realizar a pesquisa de CEP via internet?”. Ao clicar em Sim, o sistema acessará a base de dados dos Correios, trazendo os dados de endereçamento encontrados. Para realizar a busca por palavras-chaves, basta pressionar F4 e uma tela de pesquisa será apresentada. Informe o logradouro e a cidade desejada, clique em Pesquisar, selecione o item desejado na tabela de resultados e clique em Selecionar.

Busca de CEP

4. Busca de cidades#

O sistema conta com o cadastro de todas as cidades do país e cada uma tem um código prédefinido pelo IBGE. Portanto, ao digitar um código válido no campo cidade, serão apresentados os dados encontrados. Mas como é impossível saber o código de todas a cidades, clique no botão (binóculo) Pesquisar cidades, à esquerda, ou pressione a tecla de atalho F4, para a acessar a tela de pesquisa.

Busca de cidades

DICA

Em alguns formulários esse campo poderá vir preenchido com a cidade cadastrada como padrão e será exibido na barra de status, que a tecla F5 pode ser usada para buscar tal cidade.

5. Máscara de telefones#

O sistema usa como padrão a máscara de telefone (NN)NNNN-NNNN e para o 9º dígito dos celulares, basta informar o número completo que campo se ajustará automaticamente para (NN)NNNNN-NNNN. Para apagar a máscara e usar outro padrão, como 0800, pressione a tecla DELETE duas vezes com o campo vazio.

Máscara de telefones

6. Controle de imagens#

É responsável por enviar as imagens para o banco de dados e seguem o padrão abaixo:

Controle de imagens

  1. ​ Localizar a imagem no computador;
  2. ​ Acionar a câmera para capturar a foto;
  3. ​ Conectar ao scanner para digitalizar o documento;
  4. ​ Colar a imagem da área de transferência;
  5. ​ Abrir o visualizador padrão do Windows;
  6. ​ Cancelar a imagem selecionada.